-
flagUK
05 - 06.11.2008, Centro Cultural de Belém, Lisboa, Portugal  

Sign up for our free newsletter:

(*) mandatory fields.

NAME*:

E-MAIL*:

Saiba mais! Faça download da nossa brochura here.


workshop


>>Agenda >>Dia 2
06 - 11 - 2008

>>09h30 | 09h40 Resumo do primeiro dia & Moderação Key Notes>>
  João Ramos, Expresso

>>09h40 | 10h10 Keynote Address
Uma nova ordem de trabalhos para a sociedade do conhecimento>>
  Esta apresentação explora como as redes da geração seguinte podem ser importantes para a competitividade de Portugal, enquadrando o seu desenvolvimento na estratégia do Plano Tecnológico.
Jaime Quesado, Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POSC)
>>Presentation-Files

>>10h10 | 10h40 Keynote Address
Redes da geração seguinte: que importância têm para Portugal?>>
  Esta apresentação explora como as redes da geração seguinte podem ser importantes para a competitividade de Portugal, enquadrando o seu desenvolvimento na estratégia do Plano Tecnológico.
Rui Grilo, Plano Tecnologico
>>Presentation-Files

>>10h40 | 11h00 Coffee Break>>
 

>>11h00 | 11h30 Soluções de Acesso Fibra Ethernet>>
  No mundo hiperligado, onde o número e o tipo de dispositivos ligados a redes é cada vez maior que o número das pessoas que os utiliza, os consumidores querem aceder rapidamente a serviços que ocupam muita largura de banda, como o vídeo de HD, sem esperar durante horas para que o download termine. As redes actuais por vezes não estão à altura quanto ao suporte a esta grande procura de largura de banda, porque a ligação do primeiro quilómetro do centro da rede à casa ou empresa do utilizador é partilhado por muitos utilizadores diferentes. Esta apresentação propõe uma nova tecnologia (WDM-PON) para o último quilómetro para dar resposta a isto.
Rafael Sánchez, Nortel
>>Presentation-Files

>>11h30 | 12h00 FTTH Networks - Deploying the Future Today>>
  Carlos Barroqueiro, CBE
>>Presentation-Files

>>12h00 | 12h30 Avanços recentes nas tecnologias das infra-estruturas de acesso da geração seguinte>>
  Destaque para as vantagens recentes nas tecnologias NGA Infra e explicação de como estas ajudarão os donos e operadoras de redes FTTH a desenvolver estratégias de implementação de fibra mais proveitosas.
Albert Grooten, Draka Communications
>>Presentation-Files

>>12h30 | 13h00 Q&A Session>>
 

>>13h00 | 14h30 Almoço>>

>>14h30 | 15h00 New Media, New Challenges, New Opportunities>>
  A Deutsche Welle já existe há mais de 50 anos, proporcionando aos seus utilizadores – sejam espectadores, ouvintes ou leitores – uma variedade de formatos de conteúdo. No passado, o conteúdo era levado aos destinatários de maneira “tradicional”, por exemplo, por rádio de ondas curtas ou TV por satélite. Os desenvolvimentos e avanços na tecnologia dos anos recentes resultaram em modos completamente novos de fazer chegar o conteúdo ao público. E está de mão dada com os novos padrões de consumo e oportunidades. Por conseguinte, a DW adoptou a sua estratégia de distribuição e está actualmente no meio de um processo de mudança de grande vulto, introduzindo e seguindo uma estratégia multi-plataformas. Esta apresentação vê o que se alterou e porquê, dá uma visão global das razões subjacentes e tenta olhar em frente para o futuro da perspectiva de um serviço público e emissora internacional.
Jochen Spangenberg, Deutsche Welle
>>Presentation-Files

>>15h00 | 16h00 Panel Session>>
 
Panel Session:
Os Desafios das Implementações de Banda Larga Municipais

Este painel trata da procura de banda larga; possíveis justificações para o estatuto de implementação de banda larga municipal; considerações de velocidade, funcionalidades e preço.
Este painel levará ao painel seguinte, que se concentra especialmente nas áreas rurais e regionais.

Moderador: Hartwig Tauber, Hasita Consulting (Austria)

15.00-15.30
ARGE Glasfaser Waldviertel – Três municípios rurais construindo uma rede de FTTH

Três municípios rurais (total: 1500 fogos) na parte nordeste da Áustria baixa (porto da fronteira checa) implementaram uma rede FTTH ao mesmo tempo que construíram uma nova rede de esgotos. Para além disso, construíram uma “espinha dorsal” de fibra que liga os três municípios. Trata-se de uma rede de acesso aberto. Hoje em dia tem ligados 160 clientes, nos fins de 2007 (Sic.) serão 250 fogos e até 30 pequenas e médias empresas a utilizar a ligação FTTH. Serviços disponíveis: internet de alta velocidade, serviços comerciais especiais (outsourcing informática, backup de dados), VoIP, base de dados multimédia, ligações locais directas, intranet.

(Hartwig Tauber; Hasita Consulting)

15.30-16.00
Redes FTTH de acesso aberto nos municípios e autoridades regionais francesas: um exemplo de oportunidades

Há 4 anos que as autoridades locais francesas têm gerido redes de telecomunicações no mercado grossista. Constroem redes de fibra óptica nas áreas metropolitanas. Agora desenvolvem redes FTTH, numa evolução natural das acções anteriores. Há vários tipos de redes FTTH em contstrução ou já em funcionamento: dark fibre, Ethernet Pt to Pt, EPON-GPON… Em cada caso, escolheram o modelo de « open-access ». Os casos práticos são, notavelmente:

- Redes FTTH dedicadas às pequenas e médias e grandes empresas: Toulouse Sud-Est-Sicoval (3 áreas, 1000 empresas); Grand Nancy (20 áreas 1.500 edificios); SIPPEREC, 147 áreas à volta de Paris, 1.000 empresas na rede FTTH « Sequantic”.

- Redes FTTH residenciais: “OPALYS Network” à volta de Paris, (22.000 apartamentos com GPON), Moselle Telecom FTTH; FTTH por “Manche Numérique”, Deauville “FTTH Presqu’Ile project”, rede FTTH Vialis em Colmar..

- Redes FTTH mistas, para areas tanto comerciais como residenciais: Teloise Network  (20 "areas digitais ) com pequenas e médias empresas e blocos de apartamentos sociais (5000).

Serviços oferecidos: ligações de dark fiber, ligações Ethernet (100Mbps-1Gbps), IP-VPN, centro de dados… operadas por empresas privadas durante 20 anos. Investimento público e privados: de 6 a 7 M€.

(Agnès Huet, Comptoir des Signaux)


>>Presentation-Files

>>16h00 | 16h20 Coffee Break>>
 

>>16h20 | 18h00 Panel Session>>
 
Panel Session:
Os Desafios das Implementações de Banda Larga Municipais
"Fiber to the Farm"
-Como tornar lucrativa a FTTx-

Este painel tratará de como fazer uso estratégico das tecnologias da informação e comunicação (ICTs) de modo a apoiar o desenvolvimento regional e local, a vencer os obstáculos infra-estruturais e geográficos e tornar as regiões menos desenvolvidas e rurais mais atraentes para as empresas e os indivíduos.

Moderador: Hartwig Tauber, Hasita Consulting (Austria)

Participantes:
Agnès Huet, Comptoir des Signaux (France)
Andreas Ek, DynamoNet (Finland)
Miguel-Angel Acero, Aggaros (Spain)
Uros Lozar, IPS (Slovenia)
Benoit Cosandey, Sierra Energy (Switzerland)
Martin Schramm, Horsens/Profiber

16.20-16.40
Desenvolvimento de FTTx nas áreas rurais – precisamos de uma responsabilidade social? Caso: Dynamo Net.

Esta apresentação verá de maneira breve as várias alternativas de banda larga que as empresas de telecomunicações proporcionam nas áreas rurais e quais são as tendências do mercado nessas áreas. Dará ênfase às vantagens das redes de fibra, especialmente nas áreas rurais, e a razão porque o sector público deveria assumir a responsabilidade de dispor a fibra. Como o demonstra o caso Dynamo Net, os municípios são excelentes a construir redes, mas é também importante encontrar o papel correcto.

(
Andreas Ek, DynamoNet)

16.40-17.00
Martin Schramm, Horsens/Profiber


17.00-17.30
FTTH no campo Alpino

A Sierre-Energie, uma MSO sedeada no campo, decidiu-se pela traumática adopção à FTTH como maneira de garantir a alta qualidade dos serviços dispensados aos seus clientes. Quais foram, e são, os desafios? Já se aprenderam algumas lições? Quais são os factores chave de uma implementação bem sucedida? Estas questões são abordadas nesta apresentação.

Benoit Cosandey, Sierra Energy


17.30-18.00
Mesa redonda


>>Presentation-Files

-
-

-
-
-
-
-

-
-
-

-
-
-

-
-
-
-

-
-
-

-
-

  Hansecom Media & Communication - All rights reserved. Design - Rodrigues Design
-